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Insucesso escolar: Reprovações resultam da fraca assiduidade

25/02/2016 08:20
Insucesso escolar: Reprovações resultam da fraca assiduidade

Os resultados do inquérito aos exames da 10ª e 12ª classes do ano lectivo de 2015, apresentado terça-feira ao Conselho de Ministros, aponta igualmente que houve do lado dos professores fraco empenho, falta de motivação, indícios de corrupção e suborno e ainda incumprimento de programas

Segundo Armindo Ngunga, Vice-Ministro da Educação e Desenvolvimento Humano e porta-voz da sessão de terça-feira do Conselho de Ministros, citado hoje pelo 'Noticias', também há problemas que decorrem do fraco desempenho dos gestores, onde se verificam fragilidades no processo de controlo e supervisão pedagógica.
Outras constatações referem-se ao inadequado ambiente de aprendizagem, como a falta de bibliotecas e laboratórios apetrechados à altura de garantir a necessária aprendizagem ou mesmo o elevado número de alunos na sala de aulas e o excesso de disciplinas na 10ª classe.
“O papel dos pais não é menos importante. Nota-se que todos nós, como sociedade e escola, devemo-nos empenhar para que a situação pedagógica possa se alterar. Referimo-nos aos alunos, pais, encarregados de educação, gestores, professores e a sociedade, no geral”, sublinhou Ngunga.
O relatório, segundo Ngunga, vai ser usado como instrumento de trabalho, tendo em vista a redução do absentismo dos professores, através do diálogo permanente e sensibilização dos pais para que entendam que a escola não é o lugar onde vão depositar os filhos e voltam a reaparecer em Novembro ou Dezembro.
“A educação é um investimento tanto do Governo como dos pais. Tem de ser uma responsabilidade partilhada entre os pais e o sector. Ainda estamos a discutir questões mais concretas relacionadas com a disponibilização de material de ensino. É importante que os pais comprem o livro para a aprendizagem dos alunos. A proibição do uso de telemóveis pode ser uma medida para ver se os estudantes se empenham ainda mais na sala de aulas”, indicou.
(AIM)