Imprensa

Inspectores de Trabalho detidos por extorsão

29/01/2016 12:17
Inspectores de Trabalho detidos por extorsão

A Polícia de Investigação Criminal (PIC) deteve, quinta-feira, dois inspectores de trabalho afectos à Inspecção-Geral do Trabalho (IGT) da delegação Provincial de Nampula, norte de Mocambique, depois de terem sido surpreendidos em flagrante num caso de extorsão.

Um comunicado de imprensa do Ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS), enviado hoje à redacção da AIM, indica os prevaricadores como sendo Carlos Uitresse e Herminio dos Santos Nicolau.
Ambos foram surpreendidos a receber uma quantia monetária a troco de favores, mais concretamente para livrar o estabelecimento em causa de uma possível sanção, que culminaria com o pagamento de uma multa, por violação da legislação laboral em vigor.
“Os dois inspectores dirigiram-se a uma escola, denominada Nothern Mozambique International School, a fim de receber parte da quantia exigida, quando foram detidos pelas autoridades e encaminhados para a 1ª Esquadra da PRM da cidade, onde se encontram a aguardar pelos trâmites legais”, lê-se na nota.
Para além do processo-crime, ora em curso, o MITESS refere que os visados serão alvo de um processo disciplinar.
“A Direcção Provincial do Trabalho, Emprego e Segurança Social de Nampula está atenta ao caso, tendo em conta que a instituição tem vindo a desencorajar tal prática e, ao mesmo tempo, apela a todos os empregadores, organizações sindicais e ao público em geral para denunciar