Imprensa

Inicia criação de grupos especializados sobre assuntos militres e descentralização

07/02/2017 07:12

Dois grupos especializados em assuntos militares e de descentralização serão criados, a partir de hoje, para trabalhar na segunda fase do diálogo político entre o Governo e Renamo.

Segundo o líder da Renamo, Afonso Dhlakhama, a segunda fase do diálogo político vai decorrer sem a presença dos mediadores internacionais na Comissão Mista, que será composta por membros do Governo e da Renamo para além de especialistas nas duas matérias em discussão.
“ Já a partir da segunda-feira, vamos criar os novos grupos, dois, para tratar de assuntos da descentralização e o grupo dos assuntos militares e assim iremos retomar o diálogo lá em Maputo, mas posso confirmar que, a partir da segunda-feira, fim da próxima semana, os grupos estarão prontos para iniciarem os trabalhos “, disse o líder da Renano, Afonso Dhlakama.
Entretanto, o Chefe do Estado expressou expressou gratidão dos moçambicanos pela contribuição dos mediadores internacionais na busca da paz em Moçambique.
Nyusi que falava, sexta-feira, na Praça dos heróis moçambicanos em Maputo, anunciou que os mediadores internacionais receberam já as cartas de agradecimento pelo trabalho realizado na primeira fase do diálogo político.
O Presidente da República afirmou que os contactos que tem mantido com o líder da Renamo, Afonso Dlhakama, têm decorrido em ambiente de cordialidade e, em breve, serão anunciados os consensos alcançados. (RM)