Imprensa

Informar com ética fortalece liberdades

12/04/2016 08:41
Informar com ética fortalece liberdades

O Presidente da República, Filipe Nyusi, instou os jornalistas a salvaguardarem a liberdade de imprensa consagrada na Constituição da República através da transmissão de informação com ética, verdade e de uma forma pedagógica para o cidadão.

Numa mensagem por ocasião do Dia do Jornalista, comemorado ontem no país, Filipe Nyusi disse que só agindo desse modo é que os profissionais da comunicação social estarão a contribuir de forma positiva para o desenvolvimento político, económico e sociocultural do país.

Num comunicado enviado à nossa Redacção, o Chefe do Estado apela igualmente aos jornalistas moçambicanos a serem verdadeiros mensageiros da paz no país, referindo que o 11 de Abril é uma data de relevante importância, instituída para homenagear o trabalho dos profissionais da comunicação social nacional que, segundo ele, “empenham-se em manter a sociedade sempre informada, no quadro da construção do Estado de Direito Democrático”.

A mensagem acrescenta que a classe jornalística tem igualmente a grande responsabilidade de defender o rigor na sociedade, fiscalizando e denunciando actos desviantes de indivíduos e instituições no domínio político e social, bem como promovendo a valorização das boas práticas de convivência quotidiana dos cidadãos.

“Como Governo, consideramos o jornalista parceiro certo no aprofundamento do funcionamento de uma sociedade moderna e democrática e na consolidação da unidade nacional, paz, soberania, desenvolvimento inclusivo e bem-estar do povo moçambicano”, salienta a mensagem do Presidente da República.

“O meu Governo continuará a trabalhar para que o relacionamento das instituições do Estado com os jornalistas e com os órgãos de comunicação social seja cada vez mais fluído e fraternal, em prol de uma maior transparência e integridade na gestão do património colectivo dos moçambicanos. Por isso encorajamos os nossos jornalistas a assumirem-se como verdadeiros mensageiros da paz e actores responsáveis, que encaram a disponibilização de informação com imparcialidade e de fontes idóneas, como uma missão imprescindível da sua profissão”, sublinha a mensagem.

A finalizar, o Chefe do Estado saúda, em nome do Governo, e em seu nome próprio, aos jornalistas espalhados pelo país.

Celebrado sob o lema “O Papel do Jornalista na Construção da Nação Moçambicana”, o 11 de Abril foi instituído em 1978, altura em que os jornalistas fundaram a sua organização, actual Sindicato Nacional de Jornalistas (SNJ).

Fonte: Jornal Notícias