Incineradas 200 redes mosquiteiras usadas para pesca em Cabo Delgado
As autoridades governamentais incineraram 200 unidades de redes mosquiteiras que eram usadas para a pesca na bacia de Pemba, a capital da província nortenha de Cabo Delgado.
A maior parte destas redes foi apreendida na zona de Paquetequete, em Janeiro último pelos Conselhos Comunitários de Pesca numa operação coordenada pela direcção provincial do Mar, Águas Interiores e Pesca.
Acácio Musso da direcção provincial do Mar, Águas Interiores e Pesca, é citado na edição de hoje do diário “O Pais”, a revelar que se trata de redes que retiram algumas espécies que deviam ser deixadas para permitir a sua reprodução.
Para justificar, os utilizadores destas redes dizem que retiram peixe miúdo “anchoveta” facto que, segundo Musso, não corresponde a verdade.
“Temos visto espécies como peixe coelho que atinge em condições normais 12 centímetros, garoupa e outras espécies grande a serem retirados antes do tempo.
Face a proliferação deste fenómeno os Conselhos Comunitários de Pesca prometem, continuar a sensibilizar os pescadores a não usarem redes mosquiteiras para a pesca por que os reincidentes terão que responder em juízo.