Inaugurado novo edifício do Banco Comercial e de Investimentos, BCI
O Presidente da República inaugurou esta sexta-feira o novo edifício sede do Banco Comercial e de Investimentos BCI, localizado na zona baixa da cidade de Maputo. O Chefe de Estado afirmou que a situação financeira dos cidadãos e do país não é das melhores.
Para inverter o cenário, segundo Filipe Nyusi todos, incluindo cidadãos devem ser envolvidos na produção e produtividade para desenvolver o país.
Nyusi falava esta noite na cerimónia de inauguração do novo edifício sede do BCI, no âmbito das comemorações dos 20 anos da criação desta instituição bancária.
A sustentabilidade do crescimento da despesa pública é um dos desafios da política macroeconómica nos próximos anos.
A infra-estrutura de 10 andares, ocupa mais de 8mil metros quadrados, e alberga no seu interior escritórios, gabinetes, salas de reuniões, um centro de formação, auditório, entre outros.
A construção desta infra-estrutura moderna, que durou cerca de três anos, dispõe ainda de 286 espaços para o estacionamento de viaturas.
O BCI desenvolve a sua actividade na área da banca comercial, nomeadamente ao nível da captação de depósitos e concessão de crédito, quer junto de particulares e das empresas.
A inauguração foi testemunhada, pelos membros do Governo, Empresários, Parceiros, Clientes do Banco, entre outras individualidades.
O BCI investiu mais de 43 milhões de dólares americanos na construção do edifício, cujo lançamento da primeira pedra aconteceu em Dezembro de 2013.
O edifício será inteligente, ou seja, está concebido para integrar sistemas automatizados de controlo e gestão de acessos, prevenção de risco de incêndios, eficiência energética, consumo de água e climatização.
Estas características vão proporcionar uma elevada eficiência operacional aos serviços centrais do BCI e constituem, no seu conjunto, uma referência de modernidade para a Cidade de Maputo do século XXI.
A construção do novo edifício-sede do BCI enquadra-se no projecto de expansão do Banco, o segundo maior do País, com um ambicioso plano de crescimento que contempla a expansão da sua Rede Comercial, actualmente com 131 Agências.
O Banco Comercial e de Investimentos de Moçambique abriu em 2010 mais 26 agências e Centros Corporate passando a dispor de um total de 95 agências e centros para empresas, informou a instituição em comunicado divulgado em Maputo.
De referir que os centros BCI Corporate, especialmente para grandes e médias empresas, existem já em Nampula, Maputo, Beira, Nacala e Matola.
O Banco Comercial e de Investimentos é controlado pelo grupo financeiro estatal português Caixa Geral de Depósitos, com 51 por cento, sendo os outros dois grandes accionistas o português Grupo BPI, 29,55 por cento, e moçambicano Grupo Insitec, com 18,12 por cento. (RM)