Imprensa

Inauguração do corredor logístico de Nacala foi realização de um sonho “Teimoso”

15/05/2017 08:11
Inauguração do corredor logístico de Nacala foi realização de um sonho  “Teimoso”

O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou, esta sexta-feira, o Corredor Logístico de Nacala, localizado na Vila de Nacala-a-Velha, província de Nampula.

Filipe Nyusi disse ser a realização de um sonho “teimoso”.

O Corredor Logístico de Nacala, que funciona há cerca de dezasseis meses, viu na tarde desta sexta-feira, no pátio do Treminal Oceânico de Nacala-a-Velha ser inauguradas as suas instalações.

O Corredor Logístico de Nacala emprega mais de dois mil moçambicanos e já colocou, nos cofres do estado, seiscentos milhões de meticais.

O Tribunal Oceânico de Nacala-a-Velha é a porta de saída do carvão extraído em Moatize, na província de Tete.

Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, Moatize sabe porque escolheu Nacala-a-velha para a concretização do seu sonho, o Malawi confirma a passagem do maior comboio jamais visto; testemunharam as populações dos distritos de Mecanhelas, Cuamba, Malema, Ribáuè, Mecuburi, Rapale, Nampula, Meconta, Monapo e Mossuril.

O chefe do estado explicou que Nacala-a-Velha assume-se como a maior e a mais moderna estação de chegada do carvão do país, uma infra-estrutura de base produtiva, com impacto directo em vários sectores de actividade económica e no bem-estar dos moçambicanos.

Para Filipe Nyusi, a concessão da linha ferroviária do norte e, consequentemente a construção do Terminal Oceânico de Nacala-a-Velha serviu para reavivar o desenvolvimento da região norte do país, com o escoamento do carvão de Moatize, além do transporte de outras cargas e passageiros.

“A reabertura da linha férrea Cuamba-Lichinga, que tivemos o privilégio de inaugurar no ano passado, enquadra-se neste entendimento alcançado entre as concessionárias e o governo de Moçambique, no processo de adjudicação do Corredor de Nacala.

Entretanto, o Ministro dos Negócios Estrangeiros do Brasil, Aloísio Ferreira, disse que Moçambique não deve ser apenas um detentor de um volume de recursos, mas sim um destino de maior cooperação bilateral.

Falando na cerimónia de inauguração do Corredor Logístico de Nacala, Aloísio ferreira disse que o empreendimento abre espaço para a criação de mais investimentos, além de reforçar os laços de amizade. (RM-Nacala)