Imprensa

"Igreja católica deve continuar a engajar-se na busca de soluções dos moçambicanos" - PR

18/11/2019 07:40

O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que a igreja católica deve continuar a engajar-se na busca de soluções dos desafios que os moçambicanos enfrentam.

Nyusi falava, este sábado em Maputo no encerramento da décima segunda conferência de Assembleia inter-regional dos bispos da África Austral (IMBISA).

"Como governo, queremos assegurar à igreja, que o povo moçambicano acarinha, agradece e guarda nos seus corações as palavras e ensinamentos do Santo Padre que nos tempos tumultuosos servem de factores motivadores e de alento para nós. É por isso que sempre evocamos e recordamos as palavras do Santo Padre, papa Francisco, segundo as quais, passo a citar, a igreja tem que estar do lado da solução e não do lado do problema. Entendemos com esta recomendação, que a igreja católica Moçambique, precisa de continuar a engajar-se na busca de soluções para os variadíssimos desafios que o povo moçambicano enfrenta, a pobreza, a paz a corrupção, a reconciliação nacional, esses são alguns dos assuntos".

Filipe Nyusi disse que o tema escolhida para a XII Cimeira do IMBISA representa o compromisso que o grupo tem com a sociedade.

Na reunião, o bispo da diocese de Xai-xai, que preside a Conferência Episcopal de Moçambique” dom Lúcio Mandula, foi reeleito presidente da IMBISA, por 2 anos. (RM)