Imprensa

INAS condena maus tratos contra idosos

02/10/2017 10:01
INAS condena maus tratos contra idosos

O Instituto Nacional de Acção Social (INAS) na cidade de Chimoio, capital da província central de Manica, defende a valorização do idoso como a melhor arma de lutar contra todas as práticas que violam os direitos e protecção da pessoa da terceira idade em Moçambique.

Esta posição foi assumida hoje durante as cerimónias alusivas ao Dia Internacional do Idoso, destacando a importância de se valorizar a pessoa da terceira idade por ser uma biblioteca viva para a novas gerações. 

Em Moçambique a efeméride decorre sob o lema “Valorizemos a Pessoa Idosa, sua Sabedoria e Participação na Sociedade”. 
'É mais um dia de reflexão sobre o papel da pessoa idosa. Ela deve ser valorizada por todos nós porque é nossa fonte inspiração. Uma das formas de valorizar essas pessoas é repelirmos todas práticas que podem concorrer para o mau trato da pessoa idosa', disse Armando Tangai, delegado do INAS.
Explicou que o lema não surge por uma simples casualidade, pois remete a todos os cidadãos a uma meditação profunda sobre o papel do idoso na sociedade. 
'Não podemos continuar a assistir isso porque nós saímos do idoso e um dia também seremos idosos. O idoso de hoje foi jovem de ontem tal como nós somos hoje. Portanto, temos que valorizar essas pessoas. Devemos valorizá-la porque ultimamente é uma honra ser idoso', afirmou. 
'Muito jovens abandonam seus pais e avós acusando-lhes de serem feiticeiros. Outros recorrerem a violência que, por vezes, culminam em mortes. Esse comportamento deve ser condenados por todos nós. Eles precisam do nosso carinho. Por isso, vimos a este local para, mais uma vez, reflectirmos sobre importância da pessoa idosa', referiu.
Disse que no primeiro semestre deste ano foram realizadas 53 palestras sobre critérios de elegibilidade para os beneficiários do Programa de Subsidio Básico Social Directo e Subsidio Social Básico para a pessoa idosa, que contaram com a participação de 8.369 pessoas. 
No mesmo período, pelo menos 34.008 idosos foram assistidos através do Programa Subsidio de Social básico na província central de Manica, sendo 25.028 do sexo feminino e os restantes do sexo masculino. 
Para assinalar a data, o INAS ofereceu em Chimoio um almoço a cerca de 500 idosos. O almoço foi antecedido por um desfile e deposição de coroa de flores na praça dos Heróis Moçambicanos. 
(AIM)