Imprensa

INAE encerra estabelecimentos em Gaza

16/01/2018 10:48
INAE encerra estabelecimentos em Gaza

A Inspectora-geral da Inspecção das Actividades Económicas (INAE), Rita Freitas, ordenou o encerramento de quatro estabelecimentos comerciais de destaque na província de Inhambane, por estarem a operar à margem da lei. 

Trata-se dos supermercados Wang Rong Internacional Trading, Lda, o maior e único da cidade-capital, além do Dinos Bar, na praia do Tofo,Take Away Cesária e Oyster Bar, de Piedade Camilo, e um outro supermercado na vila da Massinga.

Segundo Rita Freitas, os estabelecimentos receberam ordens expressas de fechar as portas até a correcção das irregularidades detectadas, nomeadamente o estado de asseio lastimável, falta de limpeza nas casas de banho, arrumação de produtos sem obedecer a regras, associada à falta de fixação de preços nos produtos, e ainda a comercialização de produtos fora do prazo, entre outras anomalias.

Rita Freitas, que trabalhou na província de Inhambane durante a semana passada, disse que com a sua deslocação a instituição que dirige conseguiu fiscalizar 82 unidades económicas, sendo 31 na cidade de Inhambane, 27 na Maxixe, 20 em Jangamo, dois em Morrumbene e outros dois no distrito da Massinga, actuações que envolveram três brigadas compostas por três a quatro inspectores cada.

“Não estamos satisfeitos com a forma como alguns agentes económicos realizam o seu trabalho. Não dão nenhuma atenção à higiene e limpeza, vendem produtos em contacto com o chão, sendo que outros se dedicam se à venda de produtos contrafeitos”, explicou a inspectora-geral.

Questionada sobre a situação do maior e único supermercado da cidade de Inhambane, que também foi encerrado, Rita Freitas sustentou que a INAE, de forma didáctica, já havia notificado os gestores deste supermercado para corrigirem as irregularidades detectadas, mas pura e simplesmente ignoraram as orientações, daí a medida para o seu encerramento.

Na mesma operação, foram confiscados 400 filtros de óleo de viaturas, da marca GUD, que eram contrafeitos, para além da apreensão de 37 garrafas de bebidas alcoólicas sem selo.

Ainda durante os trabalhos em referência, foram instaurados quatro autos de notícias na área de hotelaria.