Imprensa

IDAI: Governo britânico anuncia apoio adicional de USD 18 milhões

12/04/2019 08:26
IDAI: Governo britânico anuncia apoio adicional de USD 18 milhões

O Governo Britânico anunciou, esta quinta-feira, apoio adicional de 18 milhões de dólares às vítimas do ciclone Idai em Moçambique, Malawi e Zimbabwe. 

O anúncio foi feito pela Ministra de Desenvolvimento Internacional, Penny Mordaunt.

Este financiamento junta-se aos outros 28 milhões de dólares doados previamente pelo Reino Unido.

Deste novo financiamento, cerca de 13 milhões de ajuda humanitária englobam instalações de alimentos, água e saneamento. Inclui também um financiamento adicional de até cerca de 5 milhões de dólares para proporcionar educação de emergência às crianças envolvidas no desastre.

O Reino Unido continua sendo um dos maiores doadores para a resposta do ciclone. 

Na Reunião da Primavera do Banco Mundial em Washington D.C. hoje, a Ministra será co-anfitriã de um encontro para discutir a resposta ao ciclone Idai e encorajar outros doadores a aumentar seu financiamento.

A Ministra para de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido Penny Mordaunt disse que “todos nós vimos imagens do terrível sofrimento e devastação causados pelo ciclone Idai. O Reino Unido, desde o início, liderou o caminho no apoio às vítimas desta destruição e o novo financiamento que estou anunciando irá fornecer mais ajuda onde for mais necessário, agora mesmo.

“Mas devemos também planejar o futuro. No próximo século, o aumento das temperaturas provavelmente fará com que eventos climáticos severos em toda a África sejam mais frequentes. O Reino Unido já está liderando o caminho para ajudar os países africanos a se adaptarem aos choques climáticos, fornecendo ajudas técnicas e finanças.

“No entanto, a mudança climática é uma questão global que requer acção global. Devemos agir agora, então, em todo o mundo, estamos melhor preparados para lidar com futuros eventos climáticos extremos. Caso não, as consequências podem ser devastadoras ".

Durante a mesa-redonda do Banco Mundial, a Ministra pediu aos seus homólogos internacionais que apoiem as nações africanas para:

  • • Melhorar a preparação e resiliência das crises, para que os países possam lidar melhor com os desastres;
  • • Fortalecer o uso e a precisão das previsões para prever padrões climáticos destrutivos e;
  • • Aumentar o uso do financiamento de risco de desastres, para que os países possam ter mais facilmente o financiamento após um desastre.

Além de financiar o esforço de socorro imediato em toda a região, o Reino Unido já se comprometeu a gastar em 6,5 bilhões de dólares para ajudar os países em desenvolvimento a responder aos desafios da mudança climática até 2021. Isso inclui tornar a agricultura mais resiliente aos choques climáticos e melhorar o acesso para limpar a energia. (RM)