Imprensa

Hospital de Maputo em estado de prontidão para eventuais acidentes de viação

03/01/2018 13:22
Hospital de Maputo em estado de prontidão para eventuais acidentes de viação

O Hospital Central de Maputo (HCM), a maior unidade sanitária em Moçambique, afirma estar preparada para responder a eventuais casos de casos de acidentes de viação, neste período em que as pessoas procuram regressar a casa após as festas de fim do ano.

A garantia foi dada hoje, em Maputo, pela directora clínica do HCM, Fárida Ursi, durante o balanço das festas de Natal e de fim do ano.

Referiu que as festas foram mais tranquilas comparativamente aos anos anteriores, pois a maioria dos pacientes que deu entrada foi por motivo de doença, tais como malária, hipertensão, diabetes, entre outras.

“Foi uma noite muito calma. Isto significa que as pessoas acataram as nossas recomendações e agora estamos prontos para responder a eventuais casos que surgirem nos próximos dias”, disse a fonte, sem fornecer números concretos.

“Sabemos que muitos cidadãos se deslocaram das suas zonas de origem para passar o final do ano e já querem regressar. Nessa época, normalmente registamos muitas entradas de pacientes vítimas de acidentes de viação e nós estamos prontos para responder.”

De acordo com a fonte a celebração do primeiro dia do ano foi tranquila, pois não houve nenhum registo de agressões físicas e acidentes de viação.

Sobre a disponibilidade de sangue no hospital, ela disse que não houve problemas durante a quadra festiva.

Entretanto informações disponibilizadas Segunda-feira, primeiro dia do ano de 2018, pelo porta-voz do HCM, Filipe Coimbra, indicam a entrada de pelo menos cinco pessoas, incluindo um menor de 10 anos, vítimas de manuseamento inadequado de objectos pirotécnicos, vulgo ‘paixão’, durante a passagem de ano, na cidade de Maputo.

No mesmo período deram entrada vítimas de acidentes de viação durante a passagem do ano, 34 casos, contra 31 de igual período de 2016.