Imprensa

Holanda reforça capacidade de abastecimento de água à região do Grande Maputo

30/10/2017 09:47
Holanda reforça capacidade de abastecimento de água à região do Grande Maputo

O Reino dos Países Baixos vai disponibilizar cerca de 140 milhões de meticais (o equivalente a cerca de 2 milhões de dólares norte-americanos ao câmbio corrente) destinados a financiar um projecto de mitigação da actual situação de abastecimento de água em Maputo.

A iniciativa visa erradicar os problemas causados pela baixa precipitação registada na região sul de Moçambique entre 2014 e 2016, segundo uma nota de imprensa do Ministério das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos enviada à AIM.

Para o efeito, vai ser assinado, na segunda-feira um acordo de financiamento entre o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete, e a embaixadora do Reino dos Países Baixos, Pascalle Grotenhuis.
“Trata-se de um financiamento que deriva do Projecto de Apoio Institucional 2016-2021 ao FIPAG que irá contribuir para o reforço das acções do serviço de abastecimento de água à Maputo, a partir do Centro Distribuidor de Intaka, lê-se no comunicado de imprensa.
No âmbito do projecto, serão construídos seis furos de captação de água e a construção de 6 quilómetros de linha de transporte entre os bairros de Zimpeto e Benfica, com vista a reforçar a disponibilidade de água no Centro Distribuidor de Chamanculo.
Ainda se registam restrições do fornecimento de água na cidade de Maputo. O fenómeno climático El Niño originou uma seca severa em Moçambique que deixou cerca de 1,5 milhão de pessoas em situação de insegurança alimentar.