Imprensa

Guebuza chefia missão de observação eleitoral em São Tomé e Príncipe

12/07/2016 11:32
Guebuza chefia missão de observação eleitoral em São Tomé e Príncipe

(Maputo, 11 Jul.) - O antigo Presidente moçambicano, Armando Guebuza foi convidado pela União Africana (UA) para chefiar a missão de observação eleitoral da organização às eleições presidenciais de São Tomé e Príncipe, marcadas para 17 de Julho corrente.

Na carta - convite endereçada ao antigo Presidente, a UA reitera que a escolha de Guebuza “deve-se à sua vasta experiência e cometimento no reforço da paz e democracia em África”. 
A missão é composta por 25 observadores escolhidos de entre membros do Comité de Representantes Permanentes da União Africana, do parlamento Pan-Africano, de organismos africanos de gestão eleitoral, de organizações da sociedade civil que trabalham na área da democracia, governação e eleições em África, de Think Tanks, de quadros da União Africana, e de peritos eleitorais independentes.
Segundo um comunicado de imprensa do Gabinete do Antigo Presidente da República, a missão permanecerá em São Tomé e Príncipe de 8 a 22 de Julho, observando a votação, a contagem e o anúncio dos resultados eleitorais.
A missão chefiada pelo Antigo Presidente, refere o comunicado, “tem o mandato de observar e reportar sobre a credibilidade e transparência do processo, devendo operar de acordo com os instrumentos relevantes de observação eleitoral da União Africana, nomeadamente: a declaração de 2002, da AU/OUA, sobre princípios de governação de eleições democráticas em África; o guia para princípios de observação e monitoria eleitoral em África, também de 2002 e o mecanismo africano de revisão de pares”. 

 Fonte: AIM