Graça Machel lança Projecto de Educação na Tanzania
Maputo, 10 Abr (AIM) A activista moçambicana Graça Machel lançou esta semana, na região de Mara, naTanzânia, um projecto de educação orçado em cerca de quatro milhões de dólares norte-americanos, visando trazer de volta a escola cerca de 20 mil crianças, em especial a rapariga.
O projecto será executado em colaboração com a Fundaçao Graça Machel Trust e com a Diocese de Musoma, devendo ainda contar com a intervenção das autoridades locais.
De acordo com o secretário regional de Mara, Fidel Balagaye, citado pelo semanário Domingo, o projecto tem como alvo as crianças que completaram o ensino primário, mas que não conseguiram continuar com os estudos por várias razões.
'Esperamos receber algum financiamento da organização Graça Machel Trust ', disse Balagaye.
Fazel Janja, residente de Mara, reconheceu o papel da Fundaçao Graça Machel, afirmando que, embora o ensino seja gratuito, algumas crianças ainda continuam fora do sistema.
Ele sugeriu que projecto deveria dar prioridade às meninas que enfrentam dificuldades para se manter na escola, apontando como exemplo aquelas que abandonam a escola devido à gravidez e casamentos prematuros.
No ano passado, Graça Machel visitou o distrito de Tarime, na região de Mara, para avaliar o impacto da campanha contra a mutilação genital feminina (MGF).
Durante a sua visita, a activista incentivou os alunos a estudarem arduamente, destacando que 'a vossa responsabilidade é estudar e passar de classe'.
Mara é considerada uma das cinco regiões da Tanzânia onde se regista um grande número de casos de mutilação genital feminina e de casamentos prematuros.
A activista moçambicana e fundadora da Fundação Graça Machel Trust tem vindo a desdobrar-se em vários países do continente na sensibilização das lideranças e outros parceiros para garantir que as raparigas tenham acesso a educação.
'Os pais, tutores, líderes tradicionais e religiosos e a comunidade em geral têm a responsabilidade de garantir que cada criança do sexo feminino vá a escola, independentemente de todos os obstáculos, defende Graça Machel, que considera o investimento na rapariga como uma das estratégias de desenvolvimento nacional.
A Fundação Graça Machel Trust funciona em todo o continente africano para mobilizar os movimentos femininos e influenciar os governos sobre os direitos das mulheres, bem como a advocacia para a defesa dos direitos e da dignidade da criança.
(AIM)