Governo vai lançar ranking das melhores universidades
O governo vai lançar brevemente o ranking das melhores universidades de Moçambique, anunciou hoje, em Nampula, capital da província homónima, o ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu.
Para o efeito, segundo o ministro, o governo tenciona revitalizar o Conselho Nacional de Qualidade e criar o Sistema de Inspecção.
Em Moçambique existem actualmente cerca de 50 instituições de ensino superior.
O Conselho Nacional de Qualidade é uma entidade que acredita os cursos, e nós estamos convencidos que, dentro em breve, todos cursos vão ser acreditados para o bem do cidadão, explicou o ministro, que falava a margem das celebrações das festividades do 20º aniversário da Universidade Católica de Moçambique (UCM)
Com esta acreditação vamos passar a divulgar o ranking das melhores universidades, acrescentou.
O interlocutor disse ainda que o seu pelouro está a trabalhar no sentido de instalar um sistema de inspecção para garantir um ensino superior com a qualidade que se pretende no país.
O Conselho Nacional de Qualidade vai passar a acreditar os cursos leccionados por todas instituições de ensino superior do país.
Referiu que, para a classificação, serão tomados em consideração vários indicadores tais como a qualidade de ensino prestada por uma determinada universidade, nível de qualificação do corpo docente, cursos com um desenho padrão e acreditados, entre outros.
Nhambiu aproveitou a oportunidade para desafiar as universidades moçambicanas, particularmente a UCM, a prosseguirem com a sua expansão por todo o país e leccionarem cursos de muito interesse para o país, nas áreas ligadas a agricultura, energia, infra-estruturas e turismo.
Na tarde desta quinta-feira, primeiro dia de uma visita de trabalho de três dias a província de Nampula, o ministro orientou a Cerimónia de Encerramento das Celebrações dos 20 Anos da Universidade Católica de Moçambique, uma instituição de ensino superior fundada em 1995 e que iniciou as suas actividades em 1996.
Na quinta-feira, aquele governante escala a cidade de Angoche onde vai visitar o Centro de Transferência de Tecnologias de Luaze, e na sexta-feira a Escola Profissional de Murrupula, instituição de ensino técnico profissional onde decorrem trabalhos de ampliação de suas infra-estruturas.
(AIM)