Governo vai continuar a mobilizar financiamento interno para suportar despesa em 2017
O Governo moçambicano vai continuar a mobilizar financiamento interno para suportar a despesa pública em 2017. Segundo o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, os moçambicanos são chamadas a dar o seu contributo no processo de colecta de impostos para suprir o défice orçamental em 2017.
A mobilização do financiamento interno visa responder ao défice resultante do corte no apoio orçamental por parte do doadores internacionais, não obstante as boas perspectivas da sua retoma no próximo ano.
“Como manda a legislação, nós fizemos todo o trabalho 2016 para permitir que não faltasse salário aos funcionários. Cumprimos, pagámos o salário até ao dia vinte e dois de Dezembro e então fizemos a avaliação da disponibilidade para pagar o décimo terceiro vencimento e a conclusão, os números dizem, que nós podemos pagar o equivalente a cinquenta por cento do salário do funcionário, havendo uma condição de que nem todos os que estão abrangidos no decreto vão receber” , explicou o Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane.
Maleiane apontou ainda o controle da inflação e a valorização do metical, face á moeda estrangeira, como sendo também medidas prioritárias em 2017. (RM)