Imprensa

Governo projecta sistema de seguro para funcionários do Estado

08/11/2017 09:12
Governo projecta sistema de seguro para funcionários do Estado

O governo moçambicano está a preparar a introdução, a partir de 2019, de um sistema de seguro de saúde para funcionários e agentes do Estado.

A matéria foi objecto de debate durante a 39ª sessão ordinária do Conselho de Ministros, realizada esta terça-feira, em Maputo.

O porta-voz da sessão, Armindo Ngunga, reconheceu que a introdução deste sistema traz consigo alguns desafios, incluindo de carácter financeiro.
Logicamente, a adopção deste sistema vai representar alguns desafios, entre os quais financeiro, de fiscalização, de gestão, e também de definição de pacotes em função das várias situações, disse.
Falando durante o briefing no final da sessão, Ngunga, que é igualmente vice-ministro da Educação e Desenvolvimento Humano, explicou que para a materialização desta iniciativa será necessário identificar alguma entidade que possa se dedicar pela sua gestão.
Ainda hoje, o Conselho de Ministros discutiu, entre vários assuntos, a preparação de um simpósio sobre a segurança rodoviária a se realizar nos finais deste mês.
Como sabem, a sinistralidade rodoviária é um grande flagelo que tem efeitos nefastos na vida de todos nós e cujas proporções alarmantes têm afectado, em grande parte, as famílias moçambicanas, disse Ngunga.
Por ser um assunto transversal, segundo a fonte, o seu debate e combate deve ser também de carácter transversal.
É por causa disso que o governo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), está a preparar a organização de um evento de grandes proporções que vai integrar várias sensibilidades, incluindo o chefe de Estado, membros do governo, do corpo diplomático, organizações da sociedade civil, instituições académicas, entre outras, afirmou.