Governo procura investimentos para energias renováveis
A Ministra moçambicana dos recursos minerais e energia, Letícia Klemens, participou na VII Sessão da Assembleia Geral da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), onde procurou atrair mais investimentos para o país nesta área.
A participação da ministra no evento, que decorreu sob o lema Transformação Global do Sistema de Energia, também foi uma oportunidade para Moçambique exibir o seu enorme potencial em termos de energias renováveis, refere um comunicado de imprensa enviado hoje à Redacção da AIM.
Na sua comunicação à Assembleia, Klemens fez uma abordagem sobre as acções em curso nesta área em Moçambique, tendo convidado os presentes a visitarem o Atlas de Energias Renováveis, de que o país possui, com informação relevante sobre o potencial nacional para o desenvolvimento de projectos na área das energias renováveis.
É perspectiva do Governo de Moçambique, segundo a ministra, assegurar políticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável do sector energético nacional.
Queremos incrementar o número de projectos de geração de energia com base em fontes renováveis em todo o país, ao abrigo da Política de Desenvolvimento de Energias Renováveis, e para tal contamos com investimento nacional e estrangeiro por isso estão convidados a avançar com propostas para o nosso país, disse a governante, citada no comunicado.
Apontou como principais desafios a necessidade de se ajustar o quadro político, estratégico e regulatório por forma a atrair mais investidores, o aprofundamento da integração de energias renováveis no sistema eléctrico nacional e, finalmente, o desenvolvimento de modelos de sistemas isolados baseados em sistemas de energias renováveis.
No fim, a Agência Internacional de Energias Renováveis, o Banco Africano de Desenvolvimento e parceiros de desenvolvimento, mostraram abertura em apoiar técnica e financeiramente nestas acções identificadas pelo país.
Moçambique é membro de pleno direito da Agência Internacional de Energias Renováveis desde 2010.
Acompanharam a ministra Klemens o embaixador de Moçambique acreditado nos Emiratos Árabes Unidos e quadros do sector de energia.
Participaram no evento, que teve lugar em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos, cerca de dois mil delegados de 150 Estados Membros da organização, entre membros de governo, sector privado, sociedade civil e de diversas organizações internacionais.
Criada a 26 de Janeiro de 2009 na conferência de Bona, a IRENA é uma organização intergovernamental que apoia os países na sua transição para um futuro de energia sustentável, servindo como principal plataforma para a cooperação internacional.
A IRENA tem como missão promover a adopção generalizada e o uso sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo a bioenergia, a energia geotérmica, a energia hídrica, a energia dos oceanos, a energia solar e a energia eólica com vista ao desenvolvimento sustentável.