Governo prevê dar assistência alimentar a 320 mil pessoas afectadas pela seca
O Governo moçambicano, prevê dar assistencia alimentar, em Junho próximo, a cerca de 320 mil pessoas afectadas pela seca, que assola as regioes centro e sul do pais, para o mês de Junho, está prevista a assistência a 321.640 pessoas', disse o Porta-voz do Governo, Mouzinho Saíde, que também ocupa o cargo de vice-ministro da Saúde, durante uma conferência de imprensa no fim de mais uma sessão do Conselho de Ministros.
Segundo a fonte, um total de 423.731 pessoas receberam assistência alimentar no mês em curso.
Como resultado da solidariedade intrerna, Saíde disse que já foram mobilizados 4 milhões de meticais e 38 toneldas de bens alimentar que vão permitir o apoio a 11 mil pessoas.
Contudo, para além do apoio interno, Saíde afirmou que o Governo moçambicano está a mobilizar apoio interncaoinal em cerca de 600 milhões de meticais para os afectados pela seca.
As províncias do centro e do sul de Moçambique são as mais atingidas pela seca e, segundo os dados do Instituto de Gestao de Calamidades Naturais (INGC), apenas 10 por cento dos camponeses conseguiram ter resultados no primeiro período da época agrícola.
Num balanço da situaçao das calamidades no país, após um Conselho Técnico de Gestão de Calamidades (CTGC), o INGC revelou que mais de 900 mil pessoas das cerca de 1,4 milhões afectadas pela seca em Moçambique precisaram de assistência alimentar durante o mês de Maio.
(AIM)