Governo monitora reconstrução de casas destruídas pelo sismo em Mossurize
O governo monitora a reconstrução das cerca de 60 casas destruídas pelo sismo, no distrito de Mossurize na província de Manica.
Entretanto, o executivo apela a população a reconstruir as habitações de acordo com as regras de engenharia civil.
A directora-geral do Instituto Nacional de Gestão de Calamidade (INGC), Augusta Maíta, fez o apelo durante a visita que efectuou, esta quarta-feira, à algumas famílias a fim de avaliar os estragos provocados pelo sismo de 5.5 na escala de Richter, que provocou a destruição de mais de mil casas.
Disse que o governo tem estado a monitorar a reconstrução das casas, tendo embargado três obras por incumprimento das regras referentes à construção civil.
“ Aquilo que nós vimos no terreno encoraja-nos. Vimos pelo menos duas ou três casas em que as autoridades locais mandaram cancelar a continuidade da reconstrução porque não estavam a observar aquilo que são os padrões que já tinham sido previamente estabelecidos ao nível do distrito”, disse.
Augusta Maíta desloca-se esta quinta-feira ao distrito de Tambara, para aferir o ponto de situação das famílias afectadas pela insegurança alimentar. (RM Manica)