Governo lança campanha de vacinação contra poliomielite no centro do país
O Governo lançou hoje, no distrito de Derre, província da Zambézia, centro do país, a campanha de vacinação contra a poliomielite, que vai durar cinco dias. A campanha, orçada em cerca de 530 mil dólares, abrange 500 mil crianças menores de cinco anos residentes em 14 distritos das províncias de Tete, Sofala e Zambézia, todas do centro do país, e contará com 3.700 técnicos.
Um comunicado de imprensa conjunto (UNICEF e OMS), recebido hoje pela AIM, afirma que a campanha surge em resposta a um caso de pólio detectado no distrito de Derre, no mês passado, numa criança de sete anos de idade e que nunca foi vacinada.
Falando durante a cerimónia, a representante dos parceiros da campanha, Eva de Carvalho, disse que a vacina é segura, eficaz, além de que protege as crianças da paralisia infantil durante a vida.
Por isso, é muito importante que todas as mães, pais e cuidadores entendam a sua responsabilidade de deixar as crianças tomar a vacina', disse De Carvalho.
O director nacional de Saúde, Francisco Mbofana, apelou as populações a participarem de forma massiva no evento, de modo que os objectivos sejam atingidos.
Segundo a nota, a campanha, que é liderada pelo ministério moçambicano da Saúde, conta com o apoio financeiro da OMS e do UNICEF, bem como o apoio técnico do Centro de Controlo de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América e da Fundação Bill & Melinda Gates.
A fonte diz que a cerimónia culminou com uma visita a três famílias de Derre e foram vacinadas igual número de crianças.
O trabalho faz parte do Plano Estratégico Mundial de Erradicação da Pólio e Engajamento 2013-2018, sendo que um dos objectivos é detectar e interromper toda a transmissão da vírus da pólio no mundo.
Participaram no evento, além do governo distrital, líderes comunitários, religiosos, políticos, parceiros, bem como a comunidade local.
(AIM)