Governo lança Portal de Emprego
O Governo moçambicano lançou, em Maputo, o Portal de Emprego, uma plataforma electrónica inovadora na abordagem de prestação do serviço público do emprego.
Orçado em cerca de 20 mil dólares, a concepção do Portal durou cerca de nove meses, e é tutelado pelo Instituto Nacional de Emprego (INEP), instituição subordinada pelo ministério do Trabalho, Emprego e Segurança Social (MITESS).
Para ter acesso ao Portal de Emprego precisa ter um dispositivo visual conectado a Internet.
A plataforma está a ser administrada nos 25 centros de emprego criados em todo o país.
Falando durante a cerimónia, a Ministra do Trabalho, Emprego e Segurança Social, Vitória Diogo, apelou aos jovens a fazerem o uso da ferramenta nas suas pesquisas de busca de oportunidades de estágios profissionais, bem como de emprego.
Diogo vincou que o Executivo encara o Portal como mecanismo benéfico na aproximação, interacção entre os candidatos ao emprego e o sector produtivo.
Queremos, com estas medidas, modernizar e capacitar os nossos serviços de emprego para que mais cidadãos possam obter informação e registar-se para o emprego sem qualquer custo, disse.
Aliás, a projecção da plataforma, segundo a ministra, visa providenciar um serviço de emprego virtual e gratuito, dando seguimento ao Vaga Não Se Paga, um slogan da campanha do MITESS, lançada em meados de Novembro de 2016.
Segundo a governante, o Portal constitui uma alternativa complementar aos actuais procedimentos manuais e presenciais., sendo que o cidadão, onde quer que esteja, pode obter informação sobre emprego e desemprego em tempo útil.
A criação do Portal, segundo Diogo, enquadra-se na operacionalização da Política de Emprego, concebida no segundo semestre de 2016, na perspectiva de harmonizar os sectores de produção existentes no país.
(AIM)