Imprensa

Governo investe na aquisição de 300 autocarros para transporte urbano

21/04/2017 07:30
Governo investe na aquisição de 300 autocarros para transporte urbano

O Governo vai adquirir, nos próximos 18 meses, um lote de 300 novos autocarros que serão alocados ao sector privado, para o serviço de transporte de passageiros nos principais centros urbanos em todo o território nacional.

Para o efeito, o executivo, através do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) rubricou quinta-feira, em Maputo, um memorando de entendimento com a Federação Moçambicana dos Transportadores Rodoviários (FEMATRO), inserido no pacote de medidas visando melhorar a mobilidade urbana através de um transporte público urbano fiável.
O memorando de entendimento foi assinado pelo ministro do pelouro, Carlos Mesquita, com o presidente em exercício da FEMATRO, Castigo Nhamane.
Discursando na ocasião, Mesquita que não revelou o custo afirmou que apesar de o enfoque do memorando ser a área do Grande Maputo (Maputo, Matola e as vilas municipais de Boane e Marracuene), contempla igualmente todos os maiores centros urbanos do país.
Por outro lado, a fonte disse que dos 300 novos autocarros, cujo primeiro lote composto por 50 unidades deverá chegar ao país nos próximos 45 dias, destina-se a melhorar gradualmente e progressivamente a situação do transporte no país.
“Um grupo técnico dos Ministérios dos Transportes e Comunicações, Economia e Finanças e os conselhos municipais das cidades de Maputo e Matola, sob coordenação do Primeiro-ministro, está a trabalhar num pacote global de medidas a curto, médio e longo prazo para a solução da problemática do transporte público urbano de passageiros”, disse Mesquita.
Ao abrigo do memorando, será também extinto o actual modelo de compensação pelo custo de combustível onde o Estado gastava mensalmente 42 milhões de meticais (cerca de 641 mil dólares americanos), uma vez provado que em nada contribuía para o aumento da oferta do serviço de transporte.
“Os recursos que eram atribuídos financeiramente passam agora a ser em espécie”, sublinhou o titular da pasta dos transportes, acrescentando que quando chegar a fase de preparação de documentos para a sua aquisição serão igualmente contemplados os serviços de manutenção, seguros e outros para garantir a durabilidade da utilização dos autocarros.
Na altura da adopção do modelo de compensação pelo combustível, em 2008, a FEMATRO tinha um universo de 2.500 associados, mas actualmente conta com 8.825 que se dedicam ao serviço de transporte público nos centros urbanos do país.
O governante explicou que os recursos financeiros do subsídio ao transporte servirão para adquirir os 300 autocarros que serão entregues às concessionárias que deverão reembolsar parte do valor, através das receitas cobradas destes no uso dos meios circulantes. 
Ainda na esteira do memorando, o ministro apontou como medida fundamental o modelo de concessão de rotas que, na sua óptica, vai evitar a concorrência negativa entre os operadores na mesma rota, prevenir a indisciplina como a paralisação ilegal da actividade.
No quadro de medidas subsequentes, segundo Mesquita, está igualmente prevista a utilização de faixas específicas para a movimentação destes autocarros em horários específicos de ponta e está em análise a necessidade de reestruturação das empresas municipais de transportes públicos em vários moldes.
Entre eles figura a necessidade de introduzir a autoridade metropolitana do Grande Maputo assim como a importância de uma fiscalização rigorosa para evitar o encurtamento das rotas, situação que, segundo Mesquita, pode perigar o desempenho da actividade. 
Castigo Nhamane disse por seu turno que o memorando vai orientar o futuro do transporte urbano das cidades do país, porque não é apenas das duas cidades mas sim para todos os maiores centros urbanos. 
A FEMATRO, segundo Nhamane, continuará a trabalhar na melhoria do transporte, porquanto o entendimento alcançado com o governo não é o fim, pelo contrário o começo de uma nova era que vai trazer uma outra face ao transporte urbano no país.
(AIM)