Governo enaltece contribuição da Aliança Global na redução de mortes de crianças em Moçambique
O governo moçambicano, enaltece a contribuição da Aliança Global para Vacinas e Imunização- GAVI, na redução de casos de mortes de crianças por doenças preveníeis.
Intervindo num dos paines de avaliação do trabalho desenvolvido por este organismo, na reunião da GAVI que se realiza esta segunda e terça-feira, na cidade de Abu Dhabi, Emirados Arabes Unidos, a ministra da saúde, Nazira Abdula, disse que graças a esta parceria que o pais conseguiu introduzir novas vacinas no Programa Alargado de vacinação.
Como resultado desta ação, a governante afirmou que hoje em Moçambique, já não se registam casos de morte de crianças por doenças tais como sarampo e tétano.
Na sua comunicação a ministra da saúde, fez saber ainda que existem no pais ,1500 postos fixos de vacinação, havendo no entanto a necessidade de fortalecer a parceria do Gavi e outras organizações com vista a tornar a cobertura vacinal mais abrangente.
Ainda esta segunda-feira, especialistas ligados a área de saúde, representantes de varias organizações governamentais e não governamentais juntaram–se em vários painéis para analisar a questão de acesso da vacina no mundo.
Ainda no âmbito deste evento a delegação moçambicana, chefiada pelo Primeiro-Ministro, Carlos Agostino do Rosário, vai manter encontros separados com o dirigente da GAVI, com o príncipe Herdeiro de Abu Dhabi e a ministra da cooperação internacional dos Emirados Árabes Unidos. (RM-Abu Dhabi)