Imprensa

Governo e Empresariado buscam oportunidades no sector agrário e pesqueiro

12/09/2016 11:07
Governo e Empresariado buscam oportunidades no sector agrário e pesqueiro

Mais de 300 empresários entre nacionais e estrangeiros reunir-se-ão a partir de segunda-feira no primeiro Fórum Internacional dos Empresários do Sector Empresarial e Pesqueiro, para atrair investimentos aos dois ramos, evento a decorrer no distrito de Gondola, província central de Manica, e será dirigido pelo Chefe de Estado, Filipe Nyusi.

O fórum empresarial organizado pelos Ministérios da Agricultura e Segurança Alimentar (MASA) e do Mar, Águas do Interior e Pescas conta com a participação de empresários idos da Índia, China, Correia do Sul, Singapura, Emiratos Árabes Unidos, Portugal entre outros países que durante dois dias de trabalho buscarão oportunidades de negócio no sector agro-pecuário e pesqueiro no país. 
Hoje, primeiro dia, os trabalhos começaram com visita a empreendimentos agrícolas e pesqueiros nos distritos de Sussundenga, Vanduzi e Macate áreas potencialmente agrícolas. Nos locais, alguns participantes tiveram momentos de inteiração com investidores que operam nos três distritos.
O evento que visa abrir oportunidades de negócios entre pequenos produtores e empresários será seu momento mais alto, segunda-feira com a presença do Presidente da República, Filipe Nyusi que desde a tarde de hoje se encontra na cidade de Chimoio.
Num breve contacto com jornalistas momentos o após o desembarque no Aeródromo de Chimoio, o estadista moçambicano disse que a expectativa é maior porque o Fórum que surge ao acaso. 
“Temos a missão de libertar o nosso país da fome. A nossa missão é gerar alimentos e combater a sob nutrição. Sabem que temos 41 anos de Independência e não podemos continuar a importar comida. Eis a razão de tudo fazermos para que neste ciclo o problema seja resolvido de forma intensiva e nos próximos anos, produzirmos aquilo que será rendimento”, disse Nyusi.
O Chefe de Estado destacou, por outro lado, o envolvimento dos sectores privado, familiar e associativo por serem os que podem fazer sinergias com o governo para participar na batalha de combate a fome. 
O encontro conta também com a presença do Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, os titulares de pastas ministeriais, governadores provinciais e empresários para o intercâmbio de experiências destinadas dinamizar as actividades agrícolas e pesqueira no país.
A província de Manica é uma das regiões com alto potencial agrícola e pesqueiro com cerca de quatro milhões de hectares de terra arável. Destes, apenas um milhão é que está sob exploração havendo necessidade de se aumentar a área para incrementar a produção e produtividade.
Para além da agricultura, a actividade pesqueira também é praticada em grande escala nesta província que é atravessada por algumas bacias hídricas do país.
(AIM)