Imprensa

Governo cria Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS)

24/02/2016 09:56
Governo cria Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS)

O governo moçambicano aprovou ontem, dia 23, um decreto que cria o Fundo Nacional de Desenvolvimento Sustentável (FNDS), que tem como objectivo fomentar e financiar programas e projectos que garantam “o desenvolvimento sustentável, harmonioso e inclusivo”.

O Fundo em referência foi criado durante a 5ª sessão ordinária do Conselho de Ministros que teve lugar esta terça-feira, em Maputo.
No mesmo decreto, o governo extingue o Fundo do Ambiente (FUNAB), que vinha vigorando até então.
Falando a jornalistas no final da sessão, o Ministro da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural, Celso Coreia, explicou que o FNDS é uma nova instituição vocacionada a angariação e financiamento de projectos de desenvolvimento com particular ênfase no meio rural.
“É um fundo que é criado com uma natureza diferente, com uma autonomia para fazer face aos desafios e desigualdades que o país atravessa”, disse.
Segundo o Ministro, o fundo estará operacional dentro dos próximos três meses.
Entretanto, reagindo informações postas a circular segundo as quais há abate indiscriminado de animais no Parque de Gorongosa, supostamente praticado por homens armados da Renamo, Coreia disse ser uma situação lamentável, tendo em conta que se tarata de um “património do povo”.
“Condenamos essa acção e esperamos ter respostas adequadas, o mais cedo possível”, afirmou o Ministro, recordando que, em 2014, o Parque da Gorongosa foi dos destinos mais promovidos no país, sendo necessário evitar uma situação de retrocesso.
(AIM)