Imprensa

Governo continua a procura dos promotores dos ataques em Cabo Delgado

31/07/2018 09:45
Governo continua a procura dos promotores dos ataques em Cabo Delgado

O Presidente da República, Filipe Nyusi, afirmou esta segunda-feira que o governo ainda desconhece as motivações que levam o grupo armado a matar pessoas em Cabo Delgado.

Filipe Nyusi falava em Manje, sede do distrito de Chiúta, em Tete, durante um comício, no primeiro dia da sua visita de trabalho de quatro dias àquela província.

O Chefe do Estado moçambicano disse que o governo ainda está a procura dos promotores dos ataques perpetrados em alguns distritos de Cabo Delgado.

Segundo Nyusi, para lograr os seus intentos, o grupo engana os jovens, com promessas de emprego e bolsas de estudo.

O Presidente da República garantiu que as Forças de Defesa e Segurança estão no terreno a procura dos mentores das matanças e apelou maior vigilância para que os ataques não se alastrem à outras zonas da província e do pais.

No Primeiro dia sua visita à província de Tete, o Presidente da República fez a entrega de cinco mil carteiras escolares produzidas a partir da madeira apreendida durante a campanha denominada Tronco, levada a cabo pelo Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural no ano passado.

As carteiras escolares duplas irão beneficiar cerca de vinte mil alunos que estudam sentadas no chão nos distritos de Chiúta e Macanga, na província de Tete.

No final desta segunda-feira, o Chefe do Estado Moçambicano orientou uma sessão extraordinária do governo provincial de Tete alargada aos administradores distritais e outros quadros.

Na sessão, o governador de Tete, Paulo Auade, informou ao Presidente da República que a província criou, no primeiro semestre desta ano, quinze mil e setecentos empregos, além do crescimento na arrecadação de receitas.