Governo aprova novas taxas de portagem em pontes
O Governo aprovou ontem um decreto para a fixação de taxas de portagem nas travessias de pontes em todo país, anunciou hoje o porta-voz do Conselho de Ministros.
“O regulamento procede a actualização dos mecanismos relativos à fixação e cobrança de taxas de portagem nas travessias de pontes, aplicando-se a rede viária nacional para veículos motorizados”, explicou Augusto de Sousa Fernando, à margem da 29.ª sessão do Conselho de Ministros, em Maputo.
De acordo com o porta-voz do Governo, a actualização das taxas visa garantir a manutenção das infraestruturas.
“O que está estabelecido no decreto é que a manutenção das infraestruturas deve ser paga pelas taxas, que também vão ajudar nos programas de expansão de estradas”, acrescentou o porta-voz.
O porta-voz do Governo garantiu que os preços das novas taxas, que serão publicadas nos próximos dias, vão tomar em consideração as pessoas que vivem nas proximidades das portagens.
“A intenção é garantir que as pessoas que vivem perto das portagens não paguem um valor muito alto porque usam constantemente estas infraestruturas”, concluiu Augusto de Sousa Fernando.