Governo anuncia decisão inicial de investimento para o projecto de gás natural liquefeito do Rovuma
O Presidente da República, Filipe Nyusi, participa hoje, em Maputo, na cerimónia do anúncio da Decisão Inicial de Investimento para o Projecto Rovuma LNG – Gás Natural Liquefeito.
Um comunicado da Presidência da República indica que se trata do segundo projecto liderado pelos operadores da Área 4 da Bacia do Rovuma, Mozambique Rovuma Venture S.p.A. (MRV), uma joint venture incorporada de propriedade da Eni, ExxonMobil e CNPC.
O Projecto Rovuma LNG vai produzir e comercializar gás natural de três reservatórios do complexo Mamba, localizados na Área 4 da Bacia do Rovuma.
O projecto inclui ainda a construção de duas unidades de liquefacção de gás natural com uma capacidade total de 15,2 milhões de toneladas de Gás Natural Liquefeito por ano, bem como a construção de instalações terrestres associadas
Ontem, o Presidente da República, Filipe Nyusi, testemunhou, em Maputo, a assinatura de instrumentos jurídicos de cooperação, pelo Governo e pela petrolífera italiana ENI, para o desevolvimnto sustentável.
O memorando estabelece os princípios de base para a cooperação entre Moçambique e a ENI, em vários domínios, com o objectivo de promover o desenvolvimento sustentável, com enfoque para o desenvolvimento rural e promoção de emprego. (RM)