Governo aloca sistemas de irrigação aos distritos
O governo moçambicano está a alocar, aos distritos, sistemas de irrigação para a demonstração deste tipo de tecnologias no seio dos camponeses. Com efeito, segundo o Ministro da Agricultura e Segurança Alimentar, José Pacheco, serão alocados, ainda este ano, quatro sistemas de irrigação, com capacidade para dez hectares cada um.
Falando a cerca de 170 produtores de tabaco no distrito de Chifunde, em Tete, num encontro orientado pelo Presidente Filipe Nyusi, que semana finda trabalhou naquele ponto do país, Pacheco disse que um destes quatro sistemas de irrigação destina-se a este mesmo distrito.
Estes sistemas visam incutir em nós a cultura de não esperarmos pela chuva para produzirmos afirmou Pacheco que, no entanto, não revelou os montantes envolvidos neste projecto.
Ele vincou que dez hectares (para cada sistema) são poucos, mas é assim que decidimos começar enquanto se mobiliza mais recursos.
Explicando que o sistema de irrigação para Chifunde já se encontra em Tete, sublinhou que vai beneficiar os verdadeiros combatentes contra o grande inimigo que é a fome e o subdesenvolvimento.
O projecto associa-se a outros que visam dinamizar a produção agrícola no país, como é o caso de um outro através do qual o governo está a alocar máquinas e alfaias agrícolas.
(AIM)