Governo Americano apoia saúde militar
O Governo americano ofereceu hoje, em Maputo, seis viaturas e oito motorizadas ao Ministério da Defesa Nacional (MDN) para apoiar o sector de saúde militar em Moçambique. O donativo foi entregue pelo embaixador americano acreditado em Moçambique, Dean Pittman, um acto que contou com a presença do ministro moçambicano da defesa, Salvador MTumuke.
Falando durante o evento, o ministro explicou que a oferta vai beneficiar a instituição militar e a população moçambicana em geral.
Referiu que o apoio significa a continuação e consolidação da cooperação bilateral e de amizade existente entre os dois países, em particular na área da saúde militar.
O governante disse ainda que, a cooperação com os EUA reveste-se de importância particular para Moçambique, porque reforça o sector da saúde e logística militar.
É necessário que as nossas Forças Armadas gozem de boa saúde, o que significa investir permanentemente na área da saúde, onde o combate ao HIV/SIDA, bem como outras doenças tais como a malária e cólera, é uma das prioridades do governo moçambicano, acrescentou.
Exortou ao sector da saúde militar para que faça o melhor uso dos meios disponibilizados, de modo a melhorar a sua capacidade interventiva.
O embaixador dos EUA disse, por seu tuno, que estes veículos de tratamento móvel vão ajudar no combate ao HIV/SIDA e outras epidemias a nível dos hospitais militares em todo o país.
Estes novos meios de transporte irão apoiar o nosso parceiro no sector de saúde militar para expandir e melhorar os serviços de tratamento de HIV/SIDA nos hospitais militares em todo Moçambique, afirmou o diplomata.
Disse que o sucesso comum de ambos os governos na mitigação dos efeitos devastadores do HIV/SIDA só poderá ser alcançado através do envolvimento de todos os segmentos da sociedade moçambicana.
É por isso que os nossos esforços conjuntos para combater esta doença vão muito além do nosso trabalho no sector da saúde e incluem as intervenções e parcerias não tradicionais, como as que continuamos a desfrutar com as Forças Armadas moçambicanas.
O Programa de Prevenção do HIV/SIDA da Defesa dos Estados Unidos, a Direcção Nacional das Forças Armadas de Moçambique e o Departamento de Saúde Militar estão a trabalhar no sentido de garantir que todos os membros incorporados possam receber serviços voluntários de teste, protecção e prevenção do HIV e, que o tratamento anti-retroviral esteja disponível para todos os que estão infectados com o vírus.
Para o efeito, o governo dos EUA forneceu material médico-cirúrgico, reabilitou infra-estruturas e formou técnicos de saúde moçambicanos, um investimento orçado em 360 mil dólares.
(AIM)