Gestão de Desastres Naturais/Vietname disposto a ajudar Moçambique
O governo do Vietname manifestou hoje total disponibilidade em apoiar Moçambique a melhorar a capacidade de prevenir e gerir desastres naturais.
Estamos disponíveis para transmitir a nossa experiência em tudo o que for possível para que Moçambique melhore a sua capacidade de enfrentar desastres naturais, disse o Vice - Presidente do Comité de Busca e Salvamento do Vietname, Pham Quang Minh.
Ele falava no encontro que manteve com o Primeiro-Ministro moçambicano, Carlos Agostinho do Rosário, que ainda hoje iniciou uma visita oficial de quatro dias ao Vietname a convite do seu homólogo deste país asiático, Nguyen Xuan Phuc.
Agradecemos a vossa disponibilidade de compartilhar connosco a experiência na gestão de desastres naturais. Esperamos aprender muito de vós, disse, por sua vez, o Primeiro Ministro moçambicano, na visita que efectuou ao Comité de Busca e Salvamento do Vietname.
Com a disponibilidade manifestada pelas autoridades governamentais do Vietname, espera-se que pessoal moçambicano seja treinado em diversas áreas afins.
Falando a jornalistas, em Hanoi, o Director Adjunto para Ásia e Oceânea no Ministério moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Isac Massamby, confirmou a abertura do Vietname em acolher quadros moçambicanos em função das necessidades existentes na prevenção, gestão e combate a desastres naturais.
Os passos seguintes incluem a identificação das áreas concretas e ver como é que o Vietname pode ser útil, principalmente no tocante ao uso de tecnologias modernas na prevenção e monitoria de desastres naturais, e na busca e salvamento de vidas humanas, afirmou Massamby.
Tal como Moçambique, o Vietname tem sido fustigado ciclicamente por desastres naturais, incluindo cheias.
O Comité de Busca e Salvamento do Vietname é responsável por coordenar actividades afins por terra, mar e espaço aéreo, dispondo de estações modernas de monitoria de situações de emergência.
No prosseguimento da visita, o Primeiro-Ministro vai, Terça-feira, depositar coroas de flores no monumento nacional e dos mártires vietnamitas e no mausoléu de Ho Chi Minh (revolucionário e estadista vietnamita, falecido em 1969, e que foi embalsamado e seu corpo depositado no seu mausoléu, em Hanoi).
De seguida, deslocar-se-á ao palácio presidencial e ao gabinete do governo, onde se espera seja assinado um memorando de entendimento entre os governos dos dois países sobre cooperação na protecção e conservação de espécies selvagens.
Encontro com a comunidade moçambicana no Vietname e com o secretário-geral do partido comunista deste país, Nguyen Phu Trong, engrossam, entre outras actividades, a agenda do governante moçambicano, esta Terça-feira.
Na visita, Carlos Agostinho do Rosário faz - se acompanhar pelas vice - Ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nyeleti Brooke Mondlane; da Agricultura e Segurança Alimentar, Luísa Meque; entre outros quadros do governo e de instituições do Estado.
(AIM)