Funcionários de carreira e pensionistas do estado terão metade da remuneração como 13º vencimento
Todos os funcionários de carreira e pensionistas do Estado terão, este ano, metade da remuneração como décimo terceiro vencimento. O pagamento do décimo terceiro exclui titulares de cargos de chefia e confiança governativa, bem como gestores.
O Ministro da Economia e Finanças, Adriano Maleiane, que anunciou a decisão, esta terça-feira em Maputo, em conferência imprensa, explicou que a mesma tem que ver com o contexto económico que o país atravessa.
“Pagamos o salário até dia 22 de Dezembro, então tínhamos que fazer a avaliação qual é a disponibilidade para pagar o décimo terceiro vencimento e a conclusão, os números dizem que nós podemos pagar o equivalente a cinquenta por cento do salário do funcionário. O que nós vamos pagar exclui os titulares dos cargos governativos, também não estão abrangidos os presidentes, membros dos órgãos sociais e titulares de funções de direcção, chefia e confiança, dos institutos, fundos e outras entidades com autonomia administrativa e financeira”, frisou o ministro da Economia e Finanças.
Adriano Maleiane fez saber que o governo necessitaria de cinco biliões de meticais para pagar o décimo terceiro vencimento a todos e na totalidade; uma verba de que o executivo não dispõe. (RM)