Frelimo vencedora da autarquia de Marromeu, em Sofala
O Conselho Constitucional validou, esta sexta-feira, os resultados da eleicão do Município de Marromeu, na província de Sofala.
A Frelimo foi declarada vencedora da eleicão autárquica da vila de Marromeu, realizada no dia dez de Outubro e repetida em oito mesas, no dia 22 de Novembro.
Vitória Cristina Artur Timbe, cabeça-de lista da Frelimo, foi proclamada Presidente do Conselho Municipal de Marromeu.
A segunda volta em Marromeu resultou da decisão do Conselho Constitucional, que ordenou a repetição da votação na autarquia, na sequência de irregularidades registadas em oito mesas nas eleições autárquicas de 10 de Outubro.
O escrutínio foi repetido a 22 de Novembro, em oito mesas distribuídas por duas escolas, em que estavam inscritos cinco mil novecentos e quarenta eleitores.
Os resultados foram divulgados esta sexta-feira, em Maputo, pelo Presidente do Conselho Constitucional, Hermenegildo Gamito.
Hermenegildo Gamito recomenda a mudança de atitude por parte dos intervenientes dos processos eleitorais, para evitar a violação da legislação e garantir a transparência.
Para Chakil Aboobakar, da Frelimo, a vitória simboliza a confiança e garante que o partido vai dignificar o voto dos munícipes de Marromeu.
O porta-voz da Renamo, José Manteigas, diz que o seu partido não reconhece os resultados proclamados pelo Conselho Constitucional.
O MDM, através do seu representante, Elísio Freitas, manifestou insatisfação com os resultados da eleição de Marromeu. (RM)