França manifesta disponibilidade em apoiar Moçambique no processo da paz
A França está disposta a apoiar Moçambique no processo de paz e em acções de desenvolvimento sócio-económico do país.
O interesse foi manifestado esta sexta-feira, em Maputo, pelo Ministro para Europa e Negócios Estrangeiros da República Francesa, Jean Yves Le Drien, após ser recebido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
Na declaração à imprensa, após o encontro, o chefe da diplomacia francesa, sublinhou que Moçambique deu um importante passo com a assinatura do acordo de paz e reconciliação e com a realização das eleições gerais do ano passado.
Sobre o desenvolvimento socio-económico de Moçambique, o Ministro para Europa e Negócios Estrangeiros da França falou do reforço da cooperação no sector empresarial, com novos investimentos na indústria do gás, o que poderá criar 1400 empregos.
O Ministro para Europa e Negócios Estrangeiros da República Francesa, Jean Yves Le Drien, disse ainda que abordou, com o Presidente da República, Filipe Nyusi, matérias sobre a segurança marítima, que serão aprofundadas futuramente.
Por seu turno, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, considerou o encontro entre o Chefe do Estado moçambicano e o chefe da diplomacia francesa, como oportuno para a partilha de informações e reforço da cooperação em várias áreas, entre Moçambique e a França.
No encontro, o Ministro francês para Europa e Negócios Estrangeiros reiterou o convite do Presidente Emmanuel Macron ao seu homólogo moçambicano, Filipe Nyusi, para participar na Cimeira França-África, a ter lugar em Junho, sob o lema: Cidades Sustentáveis e também para efectuar uma vista àquele país europeu.
E o Presidente da República, Filipe Nyusi, também convidou o Presidente francês para visitar Moçambique, nos finais deste ano ou nos princípios de 2021. (RM)