Imprensa

Fraca capacidade financeira adia abertura de Centros de Serviços Agrários

31/12/2015 08:34
Fraca capacidade financeira adia abertura de Centros de Serviços Agrários

A operacionalização dos centros de serviços agrários em quatro regiões da província de Nampula, região norte de Moçambique, vai levar mais tempo do que o previsto, devido à falta de capacidade financeira dos 

candidatos vencedores do concurso de selecção de gestores para aquelas unidades.
Segundo o governador provincial, Victor Borges, a operacionalização dos centros de prestação de serviços agrários que, além do aluguer de máquinas para lavoura, sementeira e colheita, contempla a garantia de assistência técnica por parte de extensionistas, estava prevista para o último trimestre do ano em curso, para coincidir com os preparativos e lançamento da época agrícola 2015-16.
No entanto, segundo o governador, o único centro que está em condições de iniciar as suas actividades nos próximos dias é o de Luazi, no posto administrativo de Namitoria, em Angoche.
Os centros de serviços agrários que, segundo o diário “Noticias”, prevê-se que sejam estabelecidos nos distritos de Malema, Meconta e Ribáuè têm as obras substancialmente atrasadas devido à falta de capacidade dos agentes económicos apurados para fazer a sua gestão.
Os tractores e outros equipamentos a serem afectos nos centros já foram adquiridos pelo Governo e brevemente estarão disponíveis no país.
A operacionalização dos centros de serviços agrários em Nampula é uma questão que tem merecido muita atenção por parte dos produtores de diferentes pontos da província, que alegam que as áreas que exploram para a prática de culturas alimentares e de rendimento cresceram.
Por conseguinte, exigem a disponibilização de equipamentos agrícolas para apoiar nos trabalhos da lavoura em particular.
Por outro lado, o sector da agricultura e segurança alimentar, que prevê produzir na presente campanha cerca de oito milhões de toneladas de produtos diversos, estabeleceu a meta tendo em conta a disponibilidade de equipamentos agrícolas para apoiar o sector familiar no desenvolvimento das suas actividades.