Filipe Nyusi participa no Fórum de Cooperação Internacional, na China
O Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, é esperado esta terça – feira em Beijing, na China, para participar, no Segundo fórum de cooperação internacional, "Um cinturão, Uma rota".
Trata – se de uma plataforma de iniciativa do Presidente da República Popular da China, XI Jinping, em implementação desde 2013, que tem por objectivo impulsionar o comércio e a integração económica entre os paises que compõem o fórum, através de investimentos em infra – estruturas estruturantes como: estradas, linhas férreas, pontes, portos, oleodutos, redes de comunicação, entre outras.
Fazem parte desta iniciativa paises de vários quadrantes do mundo e organizações internacionais não-governamentais e das Nações Unidas.
Está é a primeira vez que Moçambique participata ao mais alto nivel, dado que no fórum anterior, em 2017, o pais, fez-se representar por uma delegação chefiada pela então Vice – Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Nhyelete Mondlane.
O Presidente Filipe Nyusi, consta na lista de cinco Chefes de Estado e do Governo do continente Africano, convidados para o segundo Fórum de cooperação internacional, um cinturão, uma rota.
Os outros Chefes de Estado de Governo africano são:Egipto, Etiópia, Djibuti e Quénia.
O Pesquisador da Universidade Joaquim Chissano, Frederico Congolo, especialista na áera de cooperação Moçambique -Chinha, abordado em Maputo pela nossa reportagem disse que a participação do estado Moçambicano neste fórum permite a diversificação de fontes de financiamento mas também pode fortalecer o seu posicionamento geoestratégico a nível da Sub-região da SADC, na área de transportes e comunicaçoes.
A adesão de Moçambique no fórum de cooperação internmacional, um cinturão uma rota, foi efectivada em Setembro no ano passado, com a assinatura de um memorando de entendimento com a República Popular da China, durante a reunião do Fórum China – África, também conhecida por FOCAC. (RM-China)