Imprensa

Filipe Nyusi mantém conversações com Presidente interino das Maurícias

31/01/2019 15:00
Filipe Nyusi mantém conversações com Presidente interino das Maurícias

O Presidente da República, Filipe Nyusi, mantém, hoje, conversações oficiais com o Presidente interino das Maurícias, Barlen Vyapoory, na capital Port-Louis, no prosseguimento da visita de Estado que efectua a este país africano. 

Ontem, o Chefe do Estado esteve reunido com a delegação de empresários que o acompanha. 
À sua chegada, na chuvosa tarde de quarta-feira, o Chefe do Estado, Filipe Nyusi, manteve um encontro com os empresários moçambicanos que o acompanham nesta missão. 
Ficou decidido que Moçambique deve aumentar a produção de algodão e consequentemente as exportações para as Maurícias. 
A República das Maurícias consome 17% do algodão moçambicano, mostrou interesse em aumentar aquela cifra, tudo dependendo de Moçambique. 
Dados da última campanha agrária mostram que operam no país 14 fábricas de descaroçamento de algodão, com capacidade instalada de 240 mil toneladas anuais, mas a produção efectiva ainda é reduzida. 
Na campanha agrária 2017/2018, por exemplo, o país produziu 36 mil toneladas de algodão, número que os produtores moçambicanos podem superar, segundo o Presidente da República.
“Gostaria também que nessa área de algodão, têxteis pudéssemos aprofundar. As nossas províncias do norte produzem muito incluindo o mercado para castanha e mais outros produtos. Continuem, o apelo é sempre o mesmo, mais agressividade no sentido de vender mais Moçambique em termos empresariais e também buscar mais parcerias deste lado, buscar o conhecimento e o dinheiro”, disse.
Na deslocação Moçambique e as Maurícias deverão assinar dois acordos de cooperação. (RM)