Imprensa

Filipe Nyusi fecha terceiro ano de mandato

08/01/2018 08:54
Filipe Nyusi fecha terceiro ano de mandato

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, fecha, esta semana, o terceiro ano do seu mandato. Nyusi tomou posse como Chefe do Estado a 15 de Janeiro de 2015, tornando-se no terceiro Presidente da República eleito em Moçambique, desde a introdução do multipartidarismo no país.

No seu discurso de tomada de posse, Filipe Nyusi assumiu, entre outros, o compromisso de trabalhar para a restabelecer a paz em Moçambique, assegurando que “não descansaria” enquanto os moçambicanos não desfrutassem dela. Ao terceiro ano do mandato, este desígnio parece ter sido conseguido e, sendo hoje um ganho de que todos os cidadãos se podem orgulhar, embora haja ainda alguns passos a dar no sentido da consolidação deste objectivo.

Entre várias prioridades, o Presidente da República elegeu a agricultura como uma das apostas da sua governação, querendo que ela seja, efectivamente, a base do desenvolvimento do país. Hoje pode-se testemunhar o empenho com que este objectivo é perseguido, já com alguns resultados visíveis em termos de aumento da produção para a satisfação das necessidades de consumo interno e consequente redução de importações.

Nyusi também apostou no combate à corrupção; na exploração sustentável dos recursos naturais; no fortalecimento da diplomacia económica e no desenvolvimento do capital humano enquanto activo mais importante de que o país dispõe.

Por ocasião dos três anos do mandato do Presidente Filipe Nyusi, o “Notícias” publica, a partir de hoje até 15 de Janeiro, uma série de entrevistas com diferentes personalidades e actores sociais, moçambicanos, na voz de quem pretendemos saber a avaliação que fazem do desempenho do Chefe do Estado nas várias dimensões.

A abrir esta série de entrevistas, apresentamos, na página sete desta edição, a conversa com o académico e político, Ismael Mussa.