Imprensa

FMI vai disponibilizar USD 120 milhões para reposição de estragos do ciclone IDAI

27/03/2019 11:57

O Fundo Monetário Internacional, FMI, tem disponíveis 120 milhões de dólares para conceder a Moçambique, com vista a ajudar na reposição dos estragos causados pelo ciclone IDAI.

Segundo o chefe da Divisão do Departamento Africano do FMI, Ricardo Veloso, só depois de quatro anos é que o país deverá iniciar o pagamento do empréstimo, sem nenhuma taxa de juro acrescida à quantia desembolsada.

“No caso Moçambique nós trabalhamos com a quota que o país tem no FMI, os valores seriam algo entre 60 milhões de dólares e 120 milhões de dólares e um desembolso. Dada a magnitude do que aconteceu aqui, a minha expectativa é de que seja mais o valor mais alto; 120 milhões de dólares mas é um empréstimo a 10 anos com taxas de juro zero e com período de carência de 4 ou 5 aos, do nosso ponto de vista o tipo de empréstimo mais concessional que o FMI tem”, disse Ricardo Veloso falando, esta terça-feira, em Maputo, em conferência de imprensa do FMI para avaliar a situação macroeconómica de Moçambique. (RM)