Imprensa

FIFA promete USD 6 milhões para reabilitar infra-estruturas destruídas pelo Idai

27/11/2019 13:54

O Presidente da Federação Internacional de Futebol, FIFA, Gianni Infantino, anunciou o incremento de seis milhões de dólares do apoio para a reabilitação e reconstrução das infra-estruturas destruídas pelo ciclone Idai, bem como para a expansão da rede de campos pelo país.

O anúncio foi feito à margem do encontro que Infantino manteve, esta quarta-feira, em Maputo, com o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário
 
Gianni Infantino visita, pela primeira vez, a Moçambique na qualidade de presidente da FIFA.

Ele já que esteve cá em 2016, em campanha para a presidência do organismo mundial que gere o futebol.

O Presidente da FIFA chegou na noite desta terça-feira e esta quarta-feira, foi recebido, em audiência pelo Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário.

A delegação de Infantino incluía o Presidente da CAF, Ahmad Ahmad, as lendas do futebol mundial Samuel Eto’o e Yuri Djorkaeff, além de quadros da FIFA.

No encontro, segundo disse Gianni Infantino, falou-se de vários aspectos, com destaque para o desenvolvimento do futebol moçambicano. “Falamos do desenvolvimento do futebol em Moçambique. Moçambique tem hoje uma federação que trabalha muito bem, de maneira transparente e aberta, com resultados desportivos positivos, razão do primeiro lugar na fase de qualificação ao CAN 2021. Mas também falamos de projectos de desenvolvimento do futebol”, começou por dizer Infantino.

Foi no final desse encontro com o Primeiro-ministro, que Gianni Infantino anunciou o incremento do apoio da "nova" FIFA, através da sua fundação, aos projectos da Federação Moçambicana de Futebol. "Decidimos incrementar o apoio e a federação Moçambicana de Futebol tem agora seis milhões de dólares nos próximos quatro anos que serão investidos em infra-estruturas, estádios e campos, o que é muito importante", disse o líder máximo do futebol moçambicano.

Mas não será somente para esse fim, pois "falamos do ciclone que aconteceu no país e através da Fundação FIFA vamos investir e ajudar na reconstrução das infra-estruturas. É importante investir nisso e estamos aqui para isso", garantiu Infantino.

Entretanto, o apoio ainda não chegou, pois a Federação Internacional de Futebol espera que a FMF apresente os projectos que espera implementar, para serem avaliados e aprovados, enquanto analisam os orçamentos apresentados aquando da visita da delegação da fundação FIFA, em Maio e Junho deste ano, para ver de perto os estragos provocados pelo ciclone Idai, no centro do país, mais concretamente nas províncias de Sofala e Manica. (RM)