Imprensa

FDA disponibiliza 513 tractores para mecanização agrária

11/08/2016 07:44
FDA disponibiliza 513 tractores para mecanização agrária

O Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA) disponibilizou um total de 513 tractores para o sector agrícola das quatro províncias da região centro de Moçambique, no âmbito dos esforços em curso no país visando impulsionar a produção e produtividade, através da mecanização.

Os tractores foram adquiridos através de uma linda de crédito colocada à disposição de Moçambique pelo governo brasileiro.
Trata-se do primeiro lote de maquinaria disponibilizada neste sentido, no valor de 32,5 milhões de dólares norte-americanos. 
Dados apurados pela AIM indicam que a alocação de tractores e respectivas alfaias compreende três lotes, devendo estar concluída até próximo ano.
Segundo o delegado regional - centro do FDA, Alcides Nhamatate, os 32,5 milhões de meticais compreendem somente à primeira fase.
Nhamatate falava há dias, no distrito de Vandúzi, a margem da capacitação de 23 gestores agrícolas das províncias de Manica, Sofala Tete e Zambézia. 
A fonte explicou que com o montante também foram colocados a disposição 150 espalhadores de adubos inorgânicos, 155 espalhadores de adubos orgânicos, 50 atomizadores de dorso motorizados, 541 arados de disco fixo, 88 arados subsoladores, 390 grades aradoras de arrasto, 345 grades niveladoras de arrasto, 70 pulverizadores mecânicos rebocados, 392 capinadeiras rotativas e 400 atrelados de tractores.
“Com o Programa Nacional de Mecanização Agrária (PNMA) pretendemos alavancar a produção e a produtividade no país, reflectindo-se na economia da mão-de-obra e no estímulo do agro-processamento, contribuindo na operacionalização do Plano de Desenvolvimento do Sector Agrário (PDSA), estabelecido com horizonte 2011-2020”, disse.
Nhamatate revelou que a linha de crédito, que é traduzida em maquinaria, está avaliada num valor global de 97.6 milhões de dólares.
“O montante é convertido em maquinaria, no quadro dos esforços consistentes no impulsionamento da agricultura em Moçambique”, explicou.
Neste âmbito, segundo a fonte, também foram criados centros de prestação de serviços agrários, que integram uma variedade de serviços ligados ao sector, para atender, em meios, a produtores locais.
Neste programa também está prevista a alocação de equipamento para limpeza e nivelamento da terra, abertura e limpeza de canais e valas de drenagem, equipamento para irrigação, preparação de solos, condicionamento de solos, sementeira e colheita, suplementação do gado, produção de leite e para agro-processamento.
(AIM)