Imprensa

FADM: nomeados onze oficiais da RENAMO

27/02/2019 11:37
FADM: nomeados onze oficiais da RENAMO

O Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas da Defesa de Moçambique (FADM), Lázaro Menete, acaba de nomear 11 oficiais provenientes da Renamo, o maior partido de oposição no país, para exercer cargos de chefia nos diferentes ramos do Exército.

O acto enquadra-se no âmbito dos entendimentos alcançados no diálogo político entre o Governo e a Renamo, segundo indica um comunicado de imprensa recebido pelo “Notícias”.

 Assim, foram nomeados os Coronéis Tomás Charles para o cargo de chefe da Repartição de Educação Cívico-patriótica do ramo do Exército; Júlio Chamututa para chefe da Repartição de Pessoal do ramo de Exército; Pinho Mortal, chefe da Repartição de Artilharia Anti-aérea do ramo de Exército e Armindo Guerra para chefe da Repartição de Saúde Militar do ramo do Exército.

 Foram ainda nomeados os Coronéis Pio Cubias para exercer o cargo de comandante de Brigada de Infantaria de Tete; Arone Nema, comandante de Batalhão de Infantaria de Quelimane, e Afonso Watola para ocupar o cargo de comandante de Infantaria de Pemba.

 Os Tenentes-coronéis Lucas Mananga, Tomás Mazivila, Joaquim Mandevo e Filipe Madaba foram designados para exercer as funções de chefes do Estado-Maior das brigadas de infantaria de Cuamba, Chókwè, Songo e Chimoio, respectivamente.

 Num outro comunicado, o chefe do Estado-Maior General exonera os Coronéis Abel David, do cargo de chefe da Repartição de Educação Cívico-patriótica do ramo de Exército; Fidelino Anselmo, chefe de Repartição de Pessoal do ramo de Exército e António Dauce; do cargo de chefe da Repartição de Artilharia Anti-aérea do ramo de Exército.

 Foram exonerados também os Coronéis Fernando Simão do cargo de chefe de Repartição de Saúde Militar do ramo de Exército; Boavida Miguel de comandante da Brigada de Infantaria de Tete; Inácio Machemecha de comandante do Batalhão de Infantaria de Quelimane e Abdala Assane do cargo de comandante de Batalhão de Infantaria de Pemba.

 Os Tenentes-coronéis Gustavo António, Fenias Cuinica, António Alves e Carlos Nduza foram exonerados dos cargos de chefes de Estado-Maior das brigadas de infantaria de Chókwè, Cuamba, Chimoio e Songo, respectivamente.

(AIM)

FF