FACIM: Oportunidade para fortalecer cooperação com outros países - Nyusi
Maputo, 28 Ago (AIM) O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse hoje que a 53ª Feira Internacional de Maputo (FACIM) constitui uma oportunidade única para garantir o fortalecimento da cooperação entre Moçambique e outros países do mundo.
O Chefe do Estado falava, hoje, na abertura da 53ª edição da FACIM, que decorre, até 03 de Setembro, no distrito de Marracuene, província de Maputo.
A vossa presença constitui uma ocasião singular para o reforço e promoção do aprofundamento da cooperação entre o povo de Moçambique e os vossos países, disse.
Segundo Nyusi, a 53ª Feira constitui ainda uma oportunidade para se estabelecer parcerias e promover oportunidades de negócio nos diversos seguimentos do empresariado nacional e estrangeiro.
Na ocasião, o Estadista moçambicano convidou as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) a manterem intercâmbio com as empresas internacionais, para garantir, cada vez mais, uma maior exportação de produtos nacionais.
As Pequenas e Médias Empresas que estabeleçam redes de contacto de parcerias entre elas e outras grandes empresas, disse.
Enaltecendo o papel das PMEs no processo de diversificação da economia, Nyusi disse ser urgente que elas aproveitem, a todo custo, a feira para alargar o mercado dos produtos nacionais, expondo as potencialidades nacionais.
Esta é mais uma oportunidade para alargar o mercado e os produtos nacionais, internacionalizar a economia moçambicana, expor as potencialidades de produção e aumentar a diversificação de exportações, afirmou.
Dirigindo-se ainda às PMEs, o Presidente referiu que elas devem estimular novas iniciativas de investimento público-privado e criar oportunidades de negócios junto de grandes empresas.
Esperamos que, nesta edição da FACIM, as PMEs identifiquem e conjuguem parcerias de ganhos quantitativos e qualitativos a nível de acesso de tecnologias, conhecimento e fortalecimento do capital, disse Nyusi.
Acrescentou que a FACIM, enquanto feira anual e multissectorial, tem a faculdade de congregar, num único espaço, todos os sectores económicos a escala nacional, consagrando-se num lugar privilegiado de encontro para o empresariado nacional e estrangeiro.
Para Nyusi, a realização da 53ª feira revela que Moçambique é hoje um país mais aberto para oportunidades de investimentos nacionais e estrangeiros.
O nosso Governo tem estado a realizar acções que garantam a melhoria de produção e produtividade, melhorando todos os sectores, referiu.
Em relação à participação de empresas estrangeiras, Nyusi disse que esta constitui uma oportunidade para reforçar a promoção e aprofundamento da cooperação com Moçambique.
O Presidente da República felicitou as melhores PMEs exportadoras de produtos em 2016 e as maiores investidoras entre os anos 2012 e 2016.
Nesta edição estão presentes 20 países estrangeiros e um total de 1.900 expositores. Deste universo, 1.600 são empresas nacionais e 250 estrangeiras.
(AIM)