"Exploração dos Recursos Minerais deve reduzir os níveis de pobreza": Filipe Nyusi
O Presidente da República, Filipe Nyusi, disse que Moçambique não pode entrar na lista dos países que, estando a explorar de forma abundante os recursos minerais, os níveis de pobreza se acentuem.
Filipe Nyusi sublinhou que a exploração destes recursos não pode também permitir o aumento das desigualdades sociais como das assimetrias entre as diversas regiões do país.
O Chefe de Estado proferiu estas palavras esta quarta-feira, em Maputo, na abertura do seminário sobre o fundo soberano, preparando Moçambique para a era do Gás natural.
O Presidente Nyusi sublinhou que a exploração dos recursos minerais não constitui por si só a solução dos problemas do país.
Segundo Filipe Nyusi, as estimativas apontam que o país possui, na bacia do Rovuma, reservas no subsolo em torno de 270 triliões de pés cúbicos de gás natural, o que nos torna detentores de uma das maiores reservas mundiais.
Além do gás natural temos ainda o carvão mineral, grafite, as areias pesadas, o ouro e pedras preciosas, para citar alguns exemplos.
Depois do acordo recentemente firmado entre o governo e as grandes empresas de investimento directo estrangeiro no sector de gás, há notícias de estabelecimento de parcerias entre essas companhias e os seus futuros compradores. (RM)