Exercício conjunto Moçambique, Estados Unidos da América e parceiros
Moçambique, Estados Unidos e Países Parceiros Participam num Exercício Naval Conjunto para o Combate ao Tráfico Ilícito.
No âmbito da parceria multilateral existente entre a República de Moçambique, os Estados Unidos da América e outros países parceiros, terá lugar um Exercício Militar Combinado denominado "Cutlass Express 2019'' que tem como objectivo a capacitação em matéria de Combate ao Tráfico Ilícito, Pirataria Marítima e intercepção de navios que praticam a pesca ilegal.
Militares da Marinha de Guerra de Moçambique, dos Estados Unidos da América e de outras quinze nações irão iniciar no dia 29 de Janeiro um exercício naval com a duração de 11 dias na cidade de Pemba, Província de Cabo Delgado e terminam no dia 7 de Fevereiro de 2019.
O exercício "Cutlass Express 2019", contempla ainda a realização de um Simpósio de Líderes Séniores na cidade de Maputo de 4 a 7 de Fevereiro de 2019, co-organizado com o Centro Africano de Estudos Estratégicos.
O exercício foi concebido para reforçar a cooperação multilateral entre as forças navais que operam no Oceano Índico e concentrar-se-á no desenvolvimento de habilidades relacionadas com a identificação, abordagem e busca de embarcações suspeitas no mar.
O tráfico ilícito de drogas, de produtos da flora e fauna bravia e de seres humanos constitui um desafio contínuo para Moçambique, para os Estados Unidos e os países parceiros em todo o mundo.
Juntamente com outras onze nações da África Oriental e do Oceano Índico, Moçambique assinou a Emenda de Jeddah ao Código de Conduta de Djibouti 2017 que lhe oferece a possibilidade de criar capacidades nacionais e regionais que lhe permitem responder aos problemas mais amplos de segurança marítima, visando o desenvolvimento sustentável do sector marítimo.
Com o patrocínio e facilitação do "Cutlass Express 2019", os Estados Unidos apoiam a implementação da Emenda de Jeddah.
O exercício "Cutlass Express" muda de local a cada ano, sendo que 2019 representa o nono ano de realização de um exercício naval para o reforço da cooperação e interoperabilidade entre as forças militares das nações parceiras. (RM-EUA)