Exéquias de Marcelino dos Santos: Personalidades de quatro países confirmam participação
Personalidades de quatro países confirmaram a sua participação nas exéquias do herói nacional, Marcelino dos Santos, marcadas para esta terça-feira.
Sem avançar os cargos das referidas personalidades, a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, disse, esta segunda-feira, que se trata de figuras de Angola, África do Sul, Zâmbia e Cuba.
Espera-se, entretanto, a confirmação de personalidades e representantes de instituições de outros países a vários níveis.
A Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação disse, em conferência de imprensa, que as exéquias vão iniciar no Paços do Conselho Municipal de Maputo, obedecendo a um programa marcado por apresentação de mensagens.
Haverá, ainda, a declamação de poemas por figuras que conviveram com Marcelino dos Santos para além de entoação de canções revolucionárias.
Posteriormente, o corpo de Marcelino dos Santos vai seguir à Praça dos Heróis, onde se vai obedecer a uma cerimónia de Estado e a deposição na cripta.
Verónica Macamo garante que está tudo aposto para a cerimónia.
No Conselho Municipal, a reportagem da Rádio Moçambique constatou um movimento marcado por trabalhos de preparação.
Estão já içadas as bandeiras e diferentes grupos profissionais, incluindo a comunicação social, aprimoram os detalhes da cerimónia.
Marcelino dos Santos, combatente, político, poeta e membro fundador da FRELIMO - Frente de Libertação de Moçambique morreu, na última terça-feira, 11 de Fevereiro, aos 90 anos de idade. (RM)