Estatísticas empresariais na mira de Rosário Fernandes
O novo presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), Rosário Fernandes, assume como prioridade a necessidade de aprimorar as estatísticas, sobretudo empresariais, para envolver a actividade empresarial no desenvolvimento de Moçambique.
Fernandes, que dirigiu com sucesso a Autoridade Tributária de Moçambique (AT), aponta também como desafio a introdução de uma educação estatística aos moçambicanos, para que os fenómenos dessa natureza (inflação, produto interno bruto) sejam percebidos por todos.
Um dos aspectos que pretendo veicular é a educação estatística, porque tem um papel muito importante e deve estar mais próxima da população. Falei dos distritos e localidades. Ela deve entender o que é isto de estatística, afirmou a fonte.
Rosário Fernandes foi o primeiro dirigente da Autoridade Tributária, cargo que ocupou desde 2006 até Setembro de 2015. Em muitos segmentos da sociedade é considerado personalidade de grande reputação e integridade no exercício da sua actividade profissional.
No seu mandato aconteceu a fusão entre a Direcção Geral de Impostos e as Alfandegas, tendo trabalhado sem mãos medir no aumento das receitas do Estado, assim como travou uma aguerrida batalha visando garantir que as multinacionais envolvidas na exploração mineira de recursos pagassem impostos sobre ganhos de capital pela venda das suas acções.