Imprensa

Estabilizar metical e nível de preços para melhorar vida da população

28/03/2017 08:14
Estabilizar metical e nível de preços para melhorar vida da população

O Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, apontou a estabilização do Metical, a moeda nacional, e o nível de preços como condições fundamentais para a melhoria das condições de vida da população e atracção de investimentos.

Falando hoje, em Maputo, depois de empossar o novo administrador do Banco de Moçambique, Felisberto Navalha, o Primeiro – Ministro disse esperar o contributo do novo quadro do banco central na concepção de políticas monetárias e cambiais a altura dos desafios das economias regional e global.
O novo administrador, segundo Do Rosário, é chamado a participar na implementação da estratégia de desenvolvimento do sector, através da melhoria do acesso aos serviços financeiros, principalmente nas zonas rurais, “incentivando os bancos comerciais a estabelecer suas agências nos distritos”.
O Primeiro – Ministro disse que a missão principal do Banco de Moçambique é preservar o valor do metical, formulando e gerindo a política monetária, e garantir a supervisão do sistema financeiro nacional.
“Ė neste contexto que o Banco de Moçambique tem vindo a ajustar os instrumentos de gestão monetária para consolidar a estabilidade económica e financeira, de forma a responder aos desafios actuais impostos pela conjuntura interna e externa”, sublinhou o Primeiro - Ministro.
Disse tratar-se de desafios que exigem modernização da política monetária e cambial, assim como a melhoria contínua dos mecanismos de comunicação, de forma a induzir positivamente o comportamento dos agentes económicos.
Instou o Banco Central a continuar a acompanhar a evolução e o surgimento de novos produtos financeiros para actualizar permanentemente os instrumentos de regulamentação e os mecanismos de supervisão com vista a mitigar os riscos do sistema financeiro.
Felisberto Navalha, funcionário do Banco de Moçambique há 21 anos, substitui Joana Matsombe que passa a reforma depois de mais de 40 anos de serviço na mesma instituição.
(AIM)